Pós Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental
Linhas de Pesquisa
Nesta linha de pesquisa estão incluídos os projetos de aplicação dos conceitos das Ciências Ambientais, o que envolve as áreas de Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e Instrumentos de Gestão, direcionadas de forma mais específica à resolução de problemas
- Silvio Crestana
A biotecnologia ambiental, com ênfase nos aspectos de engenharia, trata do desenvolvimento, adequação, projeto e análise de tecnologias utilizando microrganismos ou enzimas para mitigação dos impactos ambientais na água, ar e solo.
- Giovana Tommaso
- Guilherme Henrique Duarte de Oliveira
- José Alberto Domingues Rodrigues
- Lucas Tadeu Fuess
- Marcelo Zaiat
- Rogers Ribeiro
Estudar a dinâmica atmosférica zonal e regional (massas de ar e tipos de tempo) e suas interações com os fatores geográficos de superfície, tanto para entender a gênese dos fenômenos climáticos e a repercussão espacial.
- Adriano Rogerio Bruno Tech
Avaliar as aplicações dos principais métodos analíticos da Ecologia Industrial (E. I.), estudando os métodos e as ferramentas da E.I. tais como avaliação de ciclo de vida, fluxo de materiais e análise de insumo-produto.
- Aldo Roberto Ometto
Avaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos (água e sedimento) utilizando bioensaios de toxicidade agudo, crônico e crônico-parcial utilizando organismos aquáticos de diferentes níveis tróficos.
- Evaldo Luiz Gaeta Espíndola
A linha de pesquisa aborda a temática energética de forma sistêmica, integrando o planejamento energético — centralizado e descentralizado — à análise de políticas públicas, com foco na coerência e integração entre políticas energéticas, ambientais e fundiárias. Contempla a produção e uso de diferentes fontes de energia, considerando eficiência, tecnologias e impactos socioambientais; justiça e pobreza energética, em seus efeitos sobre o desenvolvimento territorial; transição energética em múltiplas escalas, articulada à agenda climática; e o uso de cenários e modelagem de sistemas de energia como ferramentas para subsidiar o planejamento energético no Brasil.
- Flávia Mendes de Almeida Collaço
Linha de pesquisa voltada à análise da efetividade dos instrumentos de política ambiental (avaliação de impactos ambientais, licenciamento ambiental, zoneamento ambiental, áreas protegidas, sistemas de informações ambientais, entre outros).
- Marcelo Montaño
- Maria Rita Raimundo e Almeida
- Victor Eduardo Lima Ranieri
Estudo de processos físicos, químicos e biológicos em sistemas aquáticos interiores, como subsídios para recuperação e manejo, visando o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos.
- Evaldo Luiz Gaeta Espíndola
Avaliar quantitativamente os recursos hídricos (rios, lagos e reservatórios), por meio de estudos de simulação computacional para a determinação de índices de confiabilidade, vulnerabilidade e resiliência dos recursos hídricos.
- Frederico Fábio Mauad
- Renato Billia de Miranda